Feedback: o resolvedor de problemas

21:37 Mâniga 0 Comments


Tá certo que eu sou suspeita para falar, mas o que seria de nós sem comunicação, né?

Desde os primórdios da humanidade, a gente vem buscando meios de melhorar situações e relacionamentos e a comunicação é um dos fatores que mais nos ajudou nisso, não dá para dizer exatamente quando o processo comunicacional surgiu, mas é fato de que ele acompanhou de mãos dadas a evolução do homem: para passar conhecimentos, manter tradições, ensinar história, sobreviver...

Enfim, a comunicação resolve coisas. A ideia aqui é mostrar o quão importante é reagir às coisas a sua volta com uma conversa clara e saber também se a forma como você se comporta é um fator que favorece ou não essa situação. Um exemplo ótimo que eu tenho sobre isso é do feedback na vida acadêmica, muito embora ele seja confundido com alguns X e checks feitos à tinta vermelha em uma folha de avaliação, há formas mais eficazes de saber como a turma aproveita a aula. Eu tive uma professora no curso técnico que foi quem me ensinou a importância do feedback.

Eu sou uma pessoa que tem dificuldades para lidar com críticas e assumo isso, hoje em dia. Eu detesto estar errada e quero ser sempre a melhor no que estou fazendo. Mas, quando submetida à uma avaliação, com feedback construtivo na frente da turma toda, você aprende que nem sempre críticas são ruins. Essa professora não passava provas, tudo o que a gente aprendia vinha em forma de projeto para executar e envolvia o máximo de disciplinas possíveis para que a turma aprendesse com a interdisciplinaridade e colocando a mão na massa mesmo. A gente tinha entre 10 e 20 minutos para apresentar o projeto e, no final, ela fazia uma devolutiva, falava do trabalho, do grupo e, por fim, comentava a performance de cada aluno. Nos sentíamos pessoas, profissionais, sendo avaliadas por outra pessoa, também profissional, só que mais experiente. E não alguém que não sabia nada, mais um número da chamada, sendo corrigido por alguém que sabe mais. Ela mencionava nossos pontos fracos, exaltava nossos pontos fortes e tentava nos mostrar como utilizá-los a nosso favor. Eu poderia escrever um jornal tecendo elogios a ela e falando sobre o quanto ela ajudou a mim e à turma, mas uma das coisas mais importantes que ela me ensinou foi: sempre dê e busque feedback. É por causa dessas devolutivas dela nas aulas de marketing que eu sei como vender meu peixe numa entrevista de emprego hoje.

E pode parecer um tema bobo para falar, mas o feedback é o responsável pela melhora em serviços e produtos, pode encorajar e inspirar as pessoas a fazerem coisas incríveis, porque elas podem aperfeiçoar suas habilidades e ajustar o que não está indo certo. O seu comentário na página da marca de um produto que você adquiriu ou no vídeo do seu youtuber favorito nada mais é que um feedback.

É uma pena que, da mesma forma que pode ser ótimo, ele também possa ser ruim quando a pessoa que está dando sua opinião não sabe se expressar direito. Eu não estou dizendo que só se devem tecer elogios, estou mencionando o tal do clichê da "crítica construtiva". Se o seu feedback tem realmente a intenção de ajudar a melhorar algo que está ruim, se esforce para não parecer mais um mal educado que está se sentindo incomodado em estar dando sua opinião sobre alguma coisa. Eu passei por isso durante o desenvolvimento do meu TCC da faculdade e, garanto, só dificultou as coisas. Além de desmotivar, ainda nos faz sentir uma raiva generalizada: da pessoa, pela forma como está falando, de nós mesmos, por não termos conseguido fazer melhor, e da coisa que fizemos. Já dizia minha mãe: não é o que fala, é da maneira como fala.

E estamos tão acostumados a ouvir o termo "feedback" para relações profissionais e acadêmicas, mas esquecemos que ele é tão maravilhoso que também funciona com relações pessoais, a gente só usa outro nome, que é a tal da minha tão querida comunicação, que eu mencionei no início deste post, aquela mesma, que ajudou a gente a ser tudo o que somos hoje. <3 

Mas nem todo mundo é muito bom nisso, então a gente tem que estar sempre lembrando: "hey, você, se comunicar é importante, tá?" E nem sempre essa comunicação vem em forma de palavras, às vezes, vem em forma de gestos, de ações, mas uma conversa clara sempre melhora as coisas. Geralmente, quando algum amigo vem me pedir conselho sobre algum problema que ele está passando com algo ou alguém, a única saída que eu vejo é conversar. Sempre conversar e ser franco, porque se as pessoas se expressam de modo adulto umas com as outras e são claras, elas podem se ajudar e resolver seus problemas. É nisso em que eu acredito. Se você e sua mãe vivem brigando, conversem. Se você não está se dando bem com o seu namorado, conversem. Se seu irmão é um chato de galocha e não te escuta, conversem. Se o seu chefe está abusando da sua boa vontade, conversem. Dessa forma, você vai saber da boca da própria pessoa o motivo daquele tipo de atitude, daquele tipo de conflito, o porquê de as coisas estarem acontecendo como estão e o que vocês precisam fazer para melhorar, onde é que precisam mudar. Você recebe um feedback da situação e pode se surpreender ao descobrir que a forma como você está agindo pode ser o que está causando tudo isso.

Basicamente, o que eu quero dizer é: falem uns com os outros! Demonstrem! Se comuniquem! O feedback, dado de modo correto, pode te ajudar a melhorar relações e situações:

            • Profissionais
            • Acadêmicas
            • Pessoais ✓ 

E sintam-se a vontade para dar o feedback sobre este e outros textos aqui no blog também, hehe. ;)

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