#ProjetoJuba: Dia 3 - Reconstrução

20:26 Mâniga 0 Comments

O procedimento do dia 3 aconteceu aos 45 do segundo tempo e quase que não foi. Aquela coisa de você se anima com algo no começo e depois enjoa. Acontece que, pela saúde dos meus cabelos, enjoar não é uma opção agora e, por mais que eu esteja com muita preguiça, preciso continuar o Cronograma Capilar.

O creme utilizado para a Reconstrução foi o Novex Óleo de Argan. Ele é denominado como um creme de Macro Recristalização, indicado para cabelos com frizz, pontas duplas, ressecadas e sem brilho.

A Cristalização Capilar é um procedimento indicado justamente para quem faz uso excessivo de químicas, como as colorações, e acabam com os fios porosos e ressecados. Ela ajuda a repor a queratina perdida na coloração, por exemplo, e há quem diga que realça a cor dos cabelos coloridos, mas como eu tonalizei o cabelo recentemente, não notei muita diferença nesse sentido. O resultado deve ser a redução do volume, correção na porosidade dos fios e normalização do ph natural dos cabelos. A Cristalização faz uma combinação entre alguns ativos: o ácido hialurônico, que é uma substância já presente no nosso organismo que "atrai" água, mantendo o fio hidratado, ele atua tipo um lift, na pele, ele preenche os espaços entre as células, e, quando ele diminui, é o que causa o ressecamento da pele e as rugas. Acho que no cabelo deve ser mais ou menos a mesma coisa, ele tem ação preenchedora e resultado alisador. Outros ativos que atuam nesse processo são polímeros aminofuncionais, que eu pesquisei muito pra tentar entender de diferentes fontes, mas só no site da Grandha eu achei uma definição mais fácil de entender, que geralmente são tipo silicones de alto desempenho, e a gente já sabe que, no cabelo, o silicone ajuda a dar brilho e cria uma película, que ajuda a reduzir as chances do fio se partir, além de evitar o contato do fio com agentes nocivos, como a poluição (algo que meu cabelo enfrenta MUITO na capital paulista), também ajuda a controlar o frizz, porque age como uma espécie de impermeabilizante, mantendo a água dentro da fibra capilar. Também tem a ação de alguns outros agentes, mas como o produto que eu usei não é o mesmo das fontes que eu estava lendo para escrever isso, não os vou citar.

Por fim, o mais óbvio de todos: o próprio óleo de argan. De uns anos pra cá, ele ficou muito popular e é bem caro porque é um óleo extraído de uma planta que só é encontrada no Marrocos (!!!), a Argania spinosa, mas agora é comum encontrar "produtos de óleo de argan". Como um monte de gente já fala muito sobre ele, só vou mencionar que ele também age como uma espécie de película, que evita a perda da água, ajuda na reestruturação da fibra capilar, controle do frizz, entre outras coisas.


Eu vou deixar essa foto temporariamente aqui, porque não estou em casa, onde eu posso fotografar o creme.

O cheiro dele é ok, não é nem muito bom, nem muito ruim. A primeira coisa que eu notei de diferente foi que, quando eu fui enxaguar o cabelo, parecia que eu tinha feito progressiva de novo. Exatamente a mesma sensação de cabelos finos e alisados ao lavar e eu ainda não tinha lido sobre o creme, nem quaisquer dessas informações que eu mencionei ali em cima. Por isso, aprovei sim, já que eu observei exatamente o diferencial que os componentes dele precisam mostrar.

Eu deixei ele secar naturalmente e depois dá-lhe chapinha, porque tinha um casamento para ir. Em geral, as pontas continuam bem feias, mas eu senti mesmo que o frizz diminuiu um pouquinho e ele ficou um pouco mais controlado.



Aqui termina a Fase 1 do #ProjetoJuba (atrasado hehe, mas tá valendo). A partir daqui, eu vou fazer publicações semanais com as Fases 2, 3 e 4 e as seguintes, se tiver, a menos que eu mude de produto ou tenha alguma coisa nova pra registrar e compartilhar. Essas publicações semanais serão mostrando a tão esperada melhora nos fios para que eu possa comparar como estava antes e como estará depois (e espero que esteja lindo).

O meu calendário do Cronograma Capilar é esse aqui e se você quiser fazer o seu, é só clicar aqui para baixar o modelo e começar a cuidar dessa juba aí. <3

Leia Também

0 comentários: