Mitos do home office

17:10 Mâniga 4 Comments


Toda vez que eu conto que trabalho de casa para alguém que não é da mesma área que eu ou que nunca fez isso, as pessoas ficam meio deslumbradas. Eu não as culpo, eu também ficaria se tivesse que gastar horas no trânsito todo dia para ir a um ambiente chato, ficar lá por horas, aguentando gente chata, fazendo algo que eu detesto (já passei por isso, inclusive). E eu já logo a prevejo tecendo elogios para a maravilha que deve ser trabalhar da sua casa, sem precisar se preocupar com o trânsito, almoçar fora, acordar cedo... Olha, o home office tem várias vantagens, como a possibilidade de trabalhar de pijama e com o cabelo despenteado quase sempre, a redução nos custos com transporte e alimentação são a melhor coisa, definitivamente. Mas, meus queridos, se tem algo que exige muita disciplina, essa coisa é fazer algo a distância, trabalhar principalmente.

E quando eu falo disciplina, eu quero dizer sobre o fato de respeitar a empresa para a qual você trabalha, mas também respeitar a si mesmo. Quando eu trabalho de casa, confesso, se eu não tenho nenhum compromisso ou algo para fazer que não diga respeito ao meu trabalho, eu acordo dez minutos antes do horário do experiente, que é o tempo que eu levo para lavar o rosto, preparar algo para comer e ligar o meu computador - e isso é maravilhoso. Mas se eu perder a hora, não tenho como colocar a culpa no trânsito, na chuva ou no universo, a responsabilidade é unicamente minha. E respeitar a empresa quer dizer não tentar bancar o espertinho: já estou sendo privilegiada de não precisar sair da minha casa para trabalhar, o mínimo que devo fazer é ser tão produtiva quanto seria num escritório ou até mais. Eu também sigo o padrão do escritório para o horário de almoço: tiro uma hora, como faria normalmente. O problema está justamente no final do expediente.

Caso você tenha outro compromisso após o trabalho, isso não é um problema tão grande, como quando, na maior parte do meu tempo trabalhando com home office, eu tinha que ir para a faculdade. Não tinha como eu perder o horário, pelo contrário: eu ficava sempre de olho no relógio, porque o tempo que eu tinha para me arrumar, comer alguma coisa e chegar a tempo de pegar o início da aula era cronometrado, se tivesse trânsito, já era! Chegava atrasada. No entanto, nos períodos de férias da faculdade, ou agora que o curso é à distância (horrível!!!), a coisa mais fácil que existe é passar do horário do expediente.

Aí você me diz: "Ah, mas isso acontece no escritório também, às vezes". Sim, acontece. Mas acontecer uma vez ou outra é uma coisa. Trabalhar das 08h00 às 21h00 todos os dias é outra coisa. Atualmente, minha demanda no trabalho não exige tanto assim de mim, mas isso era algo MUITO frequente quando a demanda era maior. As pessoas acham que porque você trabalha em casa, você trabalha menos, mas isso não é verdade. A coisa mais comum é acontecer exatamente o contrário. Eu simplesmente perdia a noção do tempo e passava, literalmente, o dia todo na frente do computador e quando eu era nova na empresa era pior ainda porque eu queria agradar o chefe, então se ele me pedisse algo, eu fazia, não importava o horário. Esse foi um período em que eu me alimentei pessimamente, vivia estressada e descontava tudo em cerveja e açúcar e não fazia um exercício sequer, também deixei de cultivar quaisquer hobbies, porque eu estava ocupada demais trabalhando e aos finais de semana saia com pessoas do trabalho e, ainda que eu fizesse coisas divertidas (normalmente, em barzinhos, o que também não era muito saudável, levando em consideração a minha dieta), eu estava sempre falando sobre trabalho, até no meu tempo livre. Tanto estresse e maus costumes me deixavam doente com frequência. Tudo que eu não peguei de gripe a minha vida toda, eu peguei naquele ano. Quando melhorava uma coisa, outra aparecia, era uma bosta. Conclusão: eu descuidei muito de mim e me dediquei tanto ao trabalho a ponto de influenciar minha saúde.

Hoje em dia, eu trabalho fora do expediente, porque isso é algo que acaba acontecendo vez ou outra nessa área e não há muito o que fazer, mas eu sou muito mais seletiva com o que estou fazendo, sempre penso no porquê estou fazendo, estabeleço prioridades e, na medida do possível, tento ser fiel aos meus horários. Sem bancar a espertinha, mas também respeitando a mim mesma enquanto profissional e pessoa. Também passei a dedicar algum tempo para ter hobbies, tipo escrever, andar de patins, colorir e ver séries. Às vezes, fico com a consciência pesada, porque tenho coisas do trabalho para fazer, mas se não são tão urgentes, eu posso sim fazê-las amanhã.

Outra coisa que acontece com frequência quando você tem um sistema de trabalho com home office, é que as pessoas não te levam a sério. Isso acontece muito com nossos parentes mais velhos, mas também com qualquer um que não esteja familiarizado com a coisa, você diz que trabalha em casa e, como isso é meio que uma novidade para eles, é como se você não tivesse um trabalho at all. Como eu falei anteriormente, algumas pessoas acham que é mais fácil trabalhar de casa, que você acaba trabalhando menos, outras nem acham que isso pode ser considerado trabalhar. Um conhecido me disse que trabalhou em casa por um ano até ir para o escritório físico e o pai dele só acreditou que ele não passava o dia no computador jogando League Of Legends quando ele passou a ter essa rotina de acordar cedo, sair de casa, pegar trânsito, passar o dia fora e chegar à noite. Ele ouviu um "agora você arrumou um trabalho de verdade?", só que o trabalho era o mesmo, a diferença é que agora precisava ser feito em outro lugar (isso acontece por conveniência, situações específicas, que exigem a equipe reunida). Também já vi histórias de pessoas que precisavam ficar de babá de seus irmãos mais novos ou ir ao mercado/ açougue/ padaria para suas mães porque elas achavam que eles estavam fazendo nada no computador.

Além de tudo isso, você ainda pode ser azarado de ter problemas com a empresa que fornece internet ou energia na sua casa e precisar sair correndo para a casa de um parente ou amigo ou procurar uma lan house, o que é uma raridade, hoje em dia. Isso acontece, cara, e é desesperador, principalmente quando você tem um milhão de coisas para fazer.

Basicamente, sim, é gostoso trabalhar em casa, mas se você souber se respeitar, respeitar a pessoa/ empresa para quem você está trabalhando. Você precisa se concentrar no que está fazendo e não deixar que as coisas legais do seu lar te distraiam. Você também vai precisar de uma dose extra de paciência, principalmente quando alguém te perguntar "ué, você fica o dia todo naquele computador, da onde veio esse dinheiro?!", hahaha.

Tem histórias semelhantes sobre home office? Conta pra mim! É sempre bom ter alguém que entenda. :)

Leia Também

4 comentários:

  1. Acho que trabalhar todos os dias em Home Office, eu ficaria entediada - palavras de alguém que nunca trabalhou assim. Por outro lado, trabalhar todos os dias em um ambiente de escritório, ou semelhante é realmente prejudicial, principalmente o enorme deslocamento que, na maioria das vezes, é necessário. Portanto, me adaptaria fazer uns dias home ou não, conforme eu, funcionária me sentir melhor para produzir para o patrão - já que é assim que funciona. hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, dá muito tédio em ambos casos! hahaha Acho que o sistema ideal é esse em que você trabalha uns dias de casa, outros no escritório. Ou como eu fazia em 2014, no período de campanha, trabalhava de casa durante a manhã e no escritório durante a tarde. :B

      Obrigada pelo comentário, Tha! <3

      Excluir
  2. Já tive duas experiências com home office, com duas empresas diferentes, uma que tinha uma data limite para entregar alguns trabalhos e outra em que ficava assim como você, o dia todo online e as vezes mais de 8 horas! como você disse querendo agradar o chefe no recebia ligações as duas da manhã, mensagens, muitas mesmo com reclamações com relação a trabalhos que nem eram de minha responsabilidade, mesmo ñ estando no mesmo escritório que o chefe, me estressava! Parabéns pra você ainda ñ sei se home office é pra mim! Hahaha tenho que trabalhar mais a organização!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Organização é realmente a palavra chave pro home office! Se não estiver tudo no lugar, como num escritório comum, parece que a coisa não anda.

      Obrigada pelo comentário, Fabi! <3

      Excluir